fbpx

Aprenda hoje como fazer o seu jardim zen de forma criativa

O Jardim Zen, também chamado de Jardim Japonês, é um espaço criado para a meditação e contemplação. Pode ser construído tanto em locais grandes, como em ambientes pequenos. Os principais elementos do Jardim Zen são as pedras, o cascalho e a areia, mas você também vai precisar de um recipiente, se quiser fazer um jardim pequeno ou de madeira. Se quiser construir um grande, será necessário um ancinho, que é uma ferramenta de jardinagem parecida com o rastelo; além de plantas, pedras e demais objetos decorativos.

Como montar o Jardim Zen?

O primeiro passo para a criação de um Jardim Zen é a escolha do espaço que ele ocupará. Você pode optar por construí-lo em seu quintal ou até mesmo em sua área de trabalho. A única diferença será a escala.

Delimitado o espaço do jardim, crie um molde com madeira para conter a areia ou cascalho e os demais elementos que vão compor o seu jardim. Garanta que você construa uma caixa com pelo menos dez centímetros, para poder colocar a areia.

O Jardim Zen precisa ser limpo e apresentar um visual minimalista, por isso você terá que proteger seu jardim das ervas daninhas, caso o construa em um ambiente externo. Para resolver esse problema, basta forrar o molde com plástico preto ou comprar uma barreira própria contra ervas daninhas.

Distribua a areia e o cascalho uniformemente pelo molde. Coloque as pedras e rochas sobre a areia assimetricamente – não pense muito em proporções e siga mais a sua intuição. Tome o cuidado de não colocar demais, para que a energia do jardim não fique sobrecarregada.

Alguns acreditam que se deve usar um número ímpar de pedras para atrair boa sorte. Os budistas dizem que toda pedra possui uma face feliz, por isso é possível escolher o melhor ângulo para ser mostrado no jardim.

Solte a criatividade na decoração

Agora é a hora de soltar a criatividade, você pode decorar o seu jardim como quiser. Alguns exemplos do que você pode fazer é colocar pequenas plantas ou estátuas, pequenos troncos, incensos, lanternas, velas e até elementos com água. Só não exagere na quantidade de itens, pois a ideia é que o Jardim Zen transmita a sensação de calma e tranquilidade.

Por fim, faça pequenas ondas na areia com o auxílio do ancinho, imitando as ondas do mar. A água é símbolo da paz e tranquilidade da mente e do espírito, e é representada no jardim pela areia.

Quem não tem muito espaço para construir um jardim grande, tem a opção de criar os jardins em miniatura. A grande vantagem é que eles podem servir de decoração em vários lugares, como em alguns cantos da casa ou até mesmo em mesas de escritórios. Os bonsais são ideais para servir como vegetação nesses tipos de jardins menores.

A criação de um Jardim Zen pode contribuir para diminuir o estresse do dia a dia, proporcionando a oportunidade de relaxar por meio da meditação e renovando as energias do ambiente.

Total
0
Shares
Leave a Reply

Your email address will not be published.

Previous Article

Conheça os 7 chakras e as pedras que representam cada um

Next Article

Feng Shui: onde surgiu e quais os benefícios dessa técnica?

Related Posts