fbpx

Conheça 10 benefícios proporcionados pelo aroma do sândalo

Benefícios do sândalo

Originário da Índia, o Sândalo possui um cheiro doce e amadeirado, além de uma grande quantidade de nutrientes essenciais, benéficos para a saúde física e espiritual. A árvore do sândalo é considerada sagrada, e é utilizada em diversas cerimônias religiosas, como nascimentos e casamentos.

O sândalo pode ser facilmente encontrado em óleo essencial, pó, incensos e perfumes. Em seu estado mais puro, o óleo é extraído das raízes das árvores, que devem ter entre 30 e 80 anos. Quanto mais madura, mais forte será o cheiro do óleo essencial e maior o seu poder de cura.

O sândalo e suas propriedades medicinais

Além do uso espiritual, o sândalo é aplicado na medicina tradicional há milhares de anos. Confira 10 benefícios proporcionados pelo sândalo:

  1. Calmante: o sândalo alivia a ansiedade, o estresse e a depressão. É uma alternativa natural para quem tem insônia e pode ser utilizado em um difusor de ambiente durante a noite.
  2. Foco: o aroma favorece a clareza mental e a criatividade. Seu principal composto, o α-Santalol, aumenta o índice de atenção e o humor.
  3. Antisséptico: a propriedade antisséptica do sândalo faz dele um potente desinfetante natural, sua fragrância também pode ser utilizada para repelir insetos e pragas.
  4. Anti-inflamatório: os compostos ativos no sândalo oferecem alívio a todo tipo de inflamação. São capazes de atenuar irritações na pele e incômodos de picadas de mosquitos.
  5. Adstringente: o efeito adstringente do sândalo é considerado suave e está presente em diversos cosméticos, com o objetivo de acalmar e limpar a pele.
  6. Antienvelhecimento: os antioxidantes presentes auxiliam na redução dos danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.
  7. Trata e protege a pele: por conter um agente anti-inflamatório e estimular a regeneração celular, o sândalo é eficaz no tratamento de acnes, eczemas e psoríase.
  8. Expectorante: o sândalo é um excelente expectorante e pode ser um aliado no tratamento de doenças respiratórias, resfriados e tosses.
  9. Infecção urinária: outro uso comum do sândalo é na luta contra infecções do trato urinário. O tratamento deve acontecer sob a supervisão de um médico.
  10. Afrodisíaco natural: indianos e chineses consideram o sândalo um afrodisíaco natural, suas propriedades aumentam o desejo sexual e ele pode ser eficaz no tratamento de homens com impotência.

Como o óleo essencial de sândalo pode ser utilizado?

As maneiras de utilizar o sândalo são inúmeras, tudo depende do seu objetivo. Como aromatizador, você pode colocá-lo em um colar difusor ou um difusor elétrico de ambiente. Para tratar afecções respiratórias, a nebulização é a forma mais indicada. Mas, lembre-se: não utilize o óleo essencial diretamente na pele e, em casos graves, peça sempre a orientação de um profissional da saúde.

O sândalo também está presente em muitos produtos de cuidados diários: desodorantes, antissépticos, protetores solares, hidratantes e em cosméticos de crescimento capilar. Suas propriedades antissépticas podem ser aproveitadas para limpeza e uso doméstico. Além disso, o sândalo pode ser utilizado em rituais de elevação espiritual e banhos de limpeza energética.

Total
0
Shares
Leave a Reply

Your email address will not be published.

Previous Article
Braceletes tibetanos

Braceletes tibetanos: conheça essa febre mundial

Next Article
Dicas para combater a meditação

5 dicas para combater a ansiedade através da meditação