fbpx

Conheça o Maneki Neko – Gato da sorte na representação chinesa

Chamado de gato chinês ou gato japonês, o Maneki Neko ou gato da sorte é muito famoso no continente asiático, mas a sua figura é conhecida em todo o mundo.

Seja lá onde você encontrar essa figura simpática, se observar bem, notará que uma das suas patinhas está sempre levantada. Segundo a lenda, quanto mais levantada a patinha do gato da sorte, mais sorte a pessoa terá. O felino também aparece segurando uma Koban, uma moeda da sorte que simboliza fortuna e prosperidade.

Por isso, o gatinho, que é muito famoso no Japão, é frequentemente visto em casas comerciais de todo o mundo.

Significados do Gato da Sorte

Se você quer atrair sorte para sua casa ou comércio pode ter nesse amuleto um grande aliado. Ele também é uma ótima opção de presente, pois além da fama de atrair prosperidade para onde está, tem um design muito bonito.

Porém, antes de escolher o seu, é interessante conhecer um pouco mais sobre os gatinhos da sorte. Afinal, cada peça tem uma característica diferente e uma representatividade específica.

Cores da Koban do Gato da Sorte

Esta é a moedinha que pode ser encontrada nos gatinhos. As cores variam entre as peças. Veja o que cada uma delas significa:

Rosa: atrai sucesso nos negócios e no amor;
Prata: atrai saúde e longevidade;
Verde: ideal para quem está em busca de sucesso profissional e acadêmico;
Branca: famoso por trazer felicidade e sorte;
Amarela: para quem busca grandes amizades ou um bom relacionamento;
Dourada: para atrair prosperidade e riqueza;
Vermelha e preta: proteção contra doenças e espíritos ruins;
Azul: realiza os sonhos.

Forma como o braço do gato da sorte se posiciona

De acordo com a lenda, quanto mais levantada a mão do gato da sorte, mais sorte ele trará. Há ainda gatos com as duas mãos levantadas que atraem sorte em dobro. Quando apenas a mão direita está erguida o gato traz fortuna e sorte, se a mão esquerda estiver erguida trará visitantes e clientes para o seu comércio.

O gatinho com a pata esquerda erguida é mais indicado para comércio, enquanto o com a pata direita é mais usados em residências.

Outros significados do gato japonês

Quando adornado de um sino de ouro, o gatinho traz proteção, sorte e prosperidade. Já o charmoso lenço vermelho é responsável para atrair boas energias para o ambiente.

Você também poderá encontrá-lo de várias cores. Nesse caso, o branco significa a purificação, o rosa representa amor, o preto é a proteção e o gatinho com três cores traz muita sorte. Há também o vermelho, um dos mais clássicos, que traz saúde, o verde ajuda a ter um melhor aproveitamento nos estudos e o dourado serve para atrair dinheiro. Por fim, quem quer saúde e longevidade precisa ter um gato da sorte prateado em casa.

Inspiração para o Maneki Neko

O gato da sorte que hoje é famoso pelo mundo todo, foi inspirado em uma raça rara e antiga de gato japonês, chamada de Bobtail Japonês.

A real aparição do desenho do gatinho da sorte não é certa, mas há várias lendas sobre ela. Uma das mais conhecidas é a do Templo Gotokuji.

A história diz que um sacerdote tinha um gato e compartilhava o que tinha para comer com o felino. Um dia, um samurai teria se escondido da chuva embaixo de uma árvore e olhando para o templo, onde teria visto o gato com o braço levantado e olhando para ele. O samurai achou que o gato o chamava e foi em direção ao templo. Quando chegou lá, um raio teria caído em cima da árvore. Assim, o gato salvou a vida do guerreiro.

Total
4
Shares
Leave a Reply

Your email address will not be published.

Previous Article

Você tem dificuldade em iniciar sua meditação? Conheça os Japamalas

Next Article

Conheça os 7 chakras e as pedras que representam cada um

Related Posts